2º | TURMA A

2011

Em Breve!

2010

Não estamos aqui para reproduzir pensamentos alheios. É contra a mera reprodução que exercitamos o filosofar. Filosofamos para podermos construir os nossos próprios modos de pensar e de ser.

Turma A | Pensando Bem!

. . .

Para mim, existem tipos de verdade.Temos a verdade universal, aquela a que todos tem acesso e com a qual concordam, que foi comprovada por meios científicos e experimentais; mas temos também a NOSSA verdade. Ora, cada ser humano, por ser único, é especial e, por isso, tem suas crenças, convicções e verdades. Utilizamos o livre arbítrio para escolhermos no que podemos acreditar, seguindo internamente os nossos conceitos; externamente, a sociedade e, principalmente, a cultura. Esses últimos são fatores importantes na constituição das nossas verdades internas. As expomos e as defendemos, como bons formadores de opinião. Mas nós não podemos deixar que apenas a nossa verdade prevaleça dentro  de nós. Em uma sociedade tão dinâmica como a nossa, é imprescindível termos uma mente aberta para novidades e pontos de vista alheios, porque a troca trivial de conhecimentos é uma excelente maneira de crescermos intelectual e socialmente. Se nós deixarmos nosso cérebro atrofiar, deixamos prevalecer apenas a nossa verdade, perdermos a sensibilidade, a capacidade de análise, crítica, reflexão, síntese, absorção. Nos tornamos cegos, incapazes de expressar o nosso EU. A verdade é uma construção. Uma versão da história mais confiável. Algo datado e pesquisado. Mas a verdade pode mudar. Um dia podemos descobrir que não existem átomos, nem prótons. Podemos descobrir que somos plasma. Nesse momento, caberá a nós escrevermos outro capítulo da história da humanidade, e perpetuarmos a sedimentação do conhecimento.

Alice Guanaes | Pensando Bem!

. . .

Anúncios

1 Comentário

  1. Adailson | Prof. | said,

    Êita gente inteligente que me enche de orgulho!
    Não sei se choro de plena alegria ou se apenas sorriu da mais absoluta felicidade por ter a sorte de poder fazer parte da vida de vocês.
    Sei apenas que me emociono, e muito!
    Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: