CINESOFIA

A arte do cinema a serviço da promoção do conhecimento!

Periodicamente, vocês serão convidados a participar de uma sessão de cinema especial. Nesses momentos, motivados pela arte cinematográfica, todos nós seremos levados a refletir sobre questões importantes, como a presença e a influência das ciências em nossas vidas, o poder devastador dos preconceitos, a força nociva da discriminação, problemas sociais, existência humana, realidade mundial, história da humanidade etc. Para participar dessas sessões, procure o serviço de coordenação da 2ª Série do Ensino Médio do Colégio Anchieta e faça a sua inscrição. Convide seus amigos! Teremos muitas participações especiais. Fiquem ligados! Caso deseje sugerir algum filme, utilize o espaço “comente” e deixe a sugestão de seu título.

NOTÍCIA | A primeira sessão do Cinesofia foi um sucesso. Após assistir o filme Entre os Muros da Escola, uma produção francesa (sugestão do prof. Cézar, nosso querido Avatar), os participantes discutiram temas perinentes à produção. Nessa primeira sessão, além de Cézar (Português), estiveram presentes os professores Elce (Coordenação), Adailson (Filosofia), Flávio/”Barney” (Biologia), Jorge (História) e Meira (Física). O brilhantismo de nossos estudantes deixou os professores entusiasmados. Outras oportunidades virão e esperamos contar com a participação de todos.

Sessão Prevista | Ponto de Mutação

Esse é um filme baseado no livro de Fritjof Capra, publicado em 1983. Capra é um físico e escritor autríaco que desenvolve trabalho na promoção da educação ecológica. O nome do livro foi extraído de um hexagrama do I Ching. Nele, o autor compara o pensamento cartesiano ao paradigma emergente no século XX. O primeiro é reducionista e modelo para o método científico desenvolvido nos últimos séculos. O segundo, holístico ou sistêmico, vê o todo como indissociável; o estudo das partes não permite conhecer o funcionamento do organismo.

Algumas comparações são feitas em vários campos da cultura ocidental atual, como a Medicina, a Biologia, a Psicologia e a Economia. Embora pareça complicada ou chata, essa produção cinematográfica traz uma série de discussões importantes e que merecem atenção de todos. Esse filme evoca uma nova percepção de mundo que poderia ser a solução para a crise da sociedade moderna. Além disso, permite a uma série de caminhos para a produção de muitas discussões e, ao seu término, propõe a escolha sobre que aspecto da realidade a humanidade deve se dedicar, o que acaba se tornando uma tarefa complexa, crucial e até mesmo injusta.

Anúncios

2 Comentários

  1. Adailson | Prof. | said,

    Que tal uma sessão do Cinesofia para discutirmos o conteúdo do filme “Energia Pura”? Acho que seria muito legal.

    Prof. Adailson | Sugerindo!

  2. Vívian Miranda | 2º G | said,

    Há um filme que pode ser comparado com o nosso filme-tema do trabalho interdisciplinar: ‘Equilibrium’. Esse longametragem vai um pouco mais longe do que ‘Fahrenheit 451’, já que o objeto de crítica é a pouca importância que se dá ao social e aos sentimentos quando se quer manter um sistema econômico viável e eficiente a todos. É bem clara a proposta do filme de manter um sistema perfeito de socialismo (Pós-Terceira Guerra Mundial), pois trata os humanos como seres indiferentes e inexpressivos devido as doses diárias de drogas inibidoras dos hormônios que são liberados ao “sentirmos”. Isso mesmo, ao sentirmos dor, pavor, medo, prazer, e assim por diante. Nesse sentido, o objetivo se cumpre, já que desde o início é despertado em nós a sensação de que se algum dia perdessemos a nossa singularidade, lutaríamos com todas as forças para reconquistar o direito de julgar, invejar, odiar e, sobretudo, de amar.

    Víviam Miranda | Sugerindo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: