Pensando Bem!

02/06/2010 at 17:03 (Pensar Bem!)

Caríssimo Visitante!

Durante muito tempo, defendeu-se a ideia de que o filosofar constituia uma atividade exclusiva para alguns poucos privilegiados. Noutra direção de raciocínio, muitos acreditavam que os filósofos representavam um risco à ordem social. Por fim, não se deve negligenciar o fato de algumas pessoas contestarem a relevância do exercício filosófico para a vida prática.

Essas perspectivas, sem dúvida, podem ser intimamente relacionadas aos séculos de atraso a que foram condenadas muitas sociedades, inclusive a brasileira. No Brasil, essa realidade começou a passar por algumas mudanças significativas no momento em que certas alterações foram realizadas numa legislação que, apesar de inoportuna e arbitrária, ainda vigorava.

Na verdade, a disciplina Filosofia retornou ao currículo das escolas brasileiras, após anos de uma exclusão motivada pelos abusos da ditadura militar. Na atualidade, as práticas filosóficas têm recebido atenção tanto por parte das institições de ensino quanto pelos exames formais que são realizados no país, como o Enem, os vestibulares e os concursos públicos.

Incoerentemente, muitos pensamentos produzidos pelos estudantes de Filosofia no Ensino Médio continuam restritos aos espaços das salas de aula e estão condenados ao esquecimento. Críticas, poesias, reflexões e perspectivas têm sido negligenciadas. Com o objetivo de corrigir esse erro, inaugura-se esse novo espaço: um lugar para quem se dedica ao exercício do bem pensar.

Sem dúvida, esse blog só terá sua existência justificada se ele puder contar com a sua presença efetiva. Por isso, participe desse espaço. Leia o que seus colegas têm a dizer. Diga a eles o que você acredita ser necessário. Registre tudo o que você pensa. Poste suas composições, poesias e reflexões. Exponha suas críticas com liberdade, clareza e, sobretudo, responsabilidade.

Este lugar é seu. Um espaço dedicado ao seu pensamento e à sua expressão. Visite as nossas páginas. Procure ler nossas provocações. Não se limite apenas a responder nossas questões. Proponha novos questionamentos. Conheça seus companheiros na arte do bem pensar. Acesse os links que nós selecionamos e listamos ao lado. Experimente exercitar o “pensamento por extenso”.

Pensar bem faz bem!

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: